Projetos


Linhas de Pesquisa do LACC


HISTÓRIA, ESPAÇO E MEMÓRIA SOCIAIS
Do que trata? Estudos e pesquisas de grupos e fenômenos sociais provocados pela condição contemporânea das culturas em diálogo, abrangendo temáticas como: processos de destradicionalização e espetacularização; produção de memória social da cidade, seus usos e contra-usos; ocupação do espaço e novas formas de relacionamento com o urbanismo, o ambientalismo e a apropriação simbólica dos lugares; questões culturais relacionadas com os agentes locais e os fluxos turísticos; a cultura popular, dentre outros. 
Pesquisadores associados: Bruno Cavalcanti; Fernanda Rechenberg; Rafael de Oliveira Rodrigues; Janecléia Rogério, Rachel Rocha e Thiago Bianchetti
Estudante associado: Sergiana Vieira (mestranda em Antropologia) e Beatriz Soares, curso de economia, Campus Sertão

Pesquisas associadas à linha:
As “Marias”: estudo sobre o ritual e a eficácia simbólica no ofício das rezadeiras em Delmiro Gouveia-AL
Tipo: pesquisa para realização de dissertação no mestrado em Antropologia da UFAL
Pesquisadora: Sergiana Vieira
Orientadora: Rachel Rocha de Almeida Barros

 Patrimônio Cultural Como Recurso Turístico: um estudo a partir da cidade de Piranhas - AL
Tipo de pesquisa: pesquisa PIBIC com visando realização de TCC’s
Pesquisadores: Beatriz Soares, curso de economia, Campus Sertão
Orientador: Rafael de Oliveira Rodrigues


PROCESSOS SOCIAIS E ETNOGRAFIAS MULTISITUADAS
Do que trata? Esta linha volta-se para a reflexão sobre diferentes impactos locais de processos globais, estabelecendo estudos comparativos e cooperados entre pesquisadores afins atuando em diversos campos empíricos e instituições. Deste modo, abarca potencialmente o conjunto das demais linhas de interesses temáticos do LACC, desde que investidas da perspectiva aqui proposta, a saber, conjugar etnografias "densas" e "rasas" na busca da ampliação de saberes e de práticas de pesquisas empíricas multilocalizadas.
Professores associados: Bruno Cavalcanti e Rachel Rocha


CULTURA MATERIAL, INOVAÇÕES E APROPRIAÇÕES SOCIAIS
Do que trata? Investigação de formas de expressão da cultura material sob diversos suportes, e de processos e tecnologias sociais associadas; produção, comercialização e consumo de bens culturais; patrimonialização; indicação geográfica; coleções pessoais e museográficas; obras de arte; iconografias etc.

Pesquisadores associados: Amaro Xavier Jr., Bruno Cavalcanti e Rachel Rocha
Estudantes associados: Agatha Cavalcante (graduanda em Ciências Sociais); Mariana Petróvana (graduanda em Design) e Janaína Araújo (graduanda em Design).

Pesquisas associadas à linha:
Bordado Boa-Noite da Ilha do Ferro: estudo para registro de Indicação Geográfica (Indicação de Procedência)
Coordenadora: Rachel Rocha de Almeida Barros
Tipo: PIBIT
início: agosto de 2016
Estudantes vinculados: Agatha de Oliveira Cavalcante

As Técnicas da Arte do Barro em Capela - AL. 
Coordenador: Amaro Braga
Tipo PIBIC/ FAPEAL
Início: Agosto de 2017
Estudantes Vinculados: Mariana Petróvana, Janaína Araújo, Gabriela Maria e Gabriela Melo. 

CULTURAS E SOCIABILIDADES URBANAS
Do que trata? Estudos e pesquisas, prioritariamente etnográficos, de grupos sociais e de suas formas características de sociabilidades no espaço urbano. Esta linha de pesquisa volta-se para temáticas transversais no ambiente das cidades: o hedonismo contemporâneo e as diferentes práticas de entretenimento; o consumo massivo de bens e serviços culturais; as produções artísticas e sua recepção; as sociabilidades e os circuitos juvenis; os eventos festivos, dentre outros.
Pesquisadores associados: Amaro Xavier Jr., Bruno Cavalcanti e João Bittencourt.

Estudantes associados: Carlos Henrique dos Santos (graduando em Ciências Sociais), Emily Gabriel (graduanda em Ciências Sociais) e Roberta de Carvalho (graduanda em Ciências Sociais).


Pesquisas associadas à linha:
Sentidos da resistência juvenil: um estudo sobre o cotidiano de jovens na cidade de Maceió/AL e suas relações com a música, a cultura e a política.
A presente proposta busca compreender os diferentes sentidos de resistência política e cultural elaboradas pelos jovens da cidade de Maceió-AL. Para tal intento, privilegiamos garotos e garotas que participam de coletivos, grupos de hip hop e bandas musicais, por visualizarmos nas ações destes grupamentos, subsídios que podem nos ajudar a compreender o funcionamento de ?táticas de resistência? (Certeau, 1994), elaboradas por esses agentes, com o intuito de subverter lógicas instituídas de dominação, tais como o racismo, a homofobia, a misoginia, dentre outras. Parte-se da hipótese de que os sentidos de resistência expressados pelos jovens no contexto contemporâneo se voltam de maneira mais contundente para o cotidiano, e se relacionam intensamente com as suas trajetórias de vida, seus pertencimentos locais (geográficos e culturais), suas preferências estéticas, entre outros elementos. Essa perspectiva confronta o modelo tradicional de ação coletiva direcionada contra as ideologias dominantes do ?grande opressor? e que pauta uma noção de transformação social através da derrocada de grandes regimes políticos. Nosso recorte empírico privilegiará jovens de 16 a 29 anos. Utilizaremos o método etnográfico, por entendermos que este é o mais adequado para pesquisas que se propõem a compreender os sentidos que os indivíduos investem em suas práticas e lançaremos mão das técnicas da observação participante (Foote Whyte, 1975) e da análise de narrativas (Bruner, 1987) como forma de coleta dos dados da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Coordenador: João Bittencourt.
Início: 2012

Dinâmicas da masculinidade nas culturas jovens da cidade de Maceió (AL)
O objetivo da pesquisa é buscar pistas para compreender os distintos registros de masculinidades que se expressam nas culturas juvenis de Maceió, colaborando, desse modo, para o enriquecimento da discussão sobre masculinidades no Estado e no país. A hipótese a ser trabalhada é que as transformações sociais contemporâneas mais amplas - como aquelas associadas a influência preponderante do consumo (Baudrillard, 1991; Featherstone, 1995; Bauman, 2008) e das tecnologias da informática e da comunicação - produziram alterações nos mapas subjetivos das culturas juvenis, ocasionando transformações na maneira como os jovens - e aqui nos referimos especificamente aos indivíduos do gênero masculino - expressam sua sensibilidade e administram sua intimidade. A pesquisa procura compreender em que medida tais transformações podem ter colaborado para a produção de novas dinâmicas da masculinidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Coordenador: João Bittencourt.
Início: 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.